Projeção: Mercado digital deve crescer 39,1% em 2012

IAB Brasil projeta investimento de R$ 4.645 bi no ano e 13,7% de participação no bolo publicitário, ficando atrás apenas do meio TV

Em uma coletiva realizada em São Paulo, no dia 24 de abril de 2012, o Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), principal órgão representativo do segmento digital interativo brasileiro, apresentou projeções de faturamento e crescimento do setor interativo para 2012. As estimativas da entidade apontam que o investimento em publicidade online deve crescer quase 40% (considerando display+search), o que representa R$ 4.645 bi em compra de mídia neste ano. Já o share de mercado deve alcançar 13,7%, tornando-se o segundo meio com maior participação no bolo publicitário, ultrapassando os jornais e ficando atrás apenas de TV.

Segundo Fabio Coelho, presidente da entidade, o mercado de Internet cresce quatro vezes mais que todo o bolo publicitário brasileiro. “Estamos em uma fase de expansão que supera os demais meios. Em 2011, as 100 maiores empresas no Brasil investiram 13,7% de seus orçamentos em mídia digital e isso deve aumentar ainda mais este ano com nossa expectativa de 40%”, afirma.

Os dados foram apresentados por Fabio Coelho e os membros da diretoria do IAB Brasil: Marcos Swaroswsky (VP de Veículos), Paulo Loeb (VP de Agências) e Roberto Eckersdorf (VP de Fornecedores) e Ari Meneghini (diretor executivo).

Na ocasião também foram apresentadas algumas iniciativas da entidade, como associação aos órgãos regulatórios CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão), Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação), 2ª edição da competição universitária AdGame Digital, parceria com o UTALK para treinamentos e capacitação profissional e realização do evento IAB MiXX Brasil.