SEARA – SIRF – Sistema de Regularização Fundiária.
SEARA – SIRF – Sistema de Regularização Fundiária.
SEARA – SIRF – Sistema de Regularização Fundiária.
SEARA – SIRF – Sistema de Regularização Fundiária.
SEARA – SIRF – Sistema de Regularização Fundiária.

SEARA – SIRF – Sistema de Regularização Fundiária.

O Projeto

O Projeto de Desenvolvimento e Estruturação Informacional da SEARA – Secretaria de Estado para Assuntos de Reforma Agrária, começou com uma ánalise profunda do mapeamento institucional realizando entre a mudança de Governo Estado de Minas Gerais conhecido como Choque de Gestão.

O Choque de Gestão é uma política de governo proposta por Aécio Neves durante o seu mandato como governador do Estado que visa, primariamente, a promoção do desenvolvimento mediante a reversão de quadros de déficits orçamentários (através, inclusive, num primeiro momento, da redução de despesas), da reorganização e modernização do aparato institucional do Estado e da busca e a implementação de novos modelos de gestão.

A aplicação dos métodos utilizados no Choque de Gestão foi orientada pelo Instituto PUBLIX e INDG – Instituto de Desenvolvimento Gerencial, que ao longo de todo o trabalho orientaram os servidores envolvidos e entregaram sistemáticas de análise e acompanhamento.

A partir de levantamento de dados, estudos e análise de métricas reais, a equipe da TotLab desenvolveu o projeto SIRF – Sistema de Regularização Fundiária, que se transformou em um Sistema ERP – Enterprise Resource Planning (Saiba o que é um ERP) para instituição.

Situação e Objetivos

Devido ao grande número de pedidos de posse das terras devolutas da união, surge a necessidade de catalogar e gerenciar tais pedidos de forma dinâmica e concisa.

Para isto é proposto um Sistema de Informação Computacional, com isso, a SEARA seria capaz de automatizar processos e cumprir o acordo de resultados de forma satisfatória, atendendo as necessidades da instituição e dos usuários dos serviços da mesma, com relatórios estratégicos para tomada de desicões gerenciais e sobre o andamento dos processos em tempo real para os usuários envolvidos, gerando assim um relacionamento estreito de confiança entre Governo, cidadãos e/ou entidades envolvidas nesta ação de interesse público.

O Desafio

Disponibilizar ferramenta de interface Web que:

– Seja capaz de emitir relatórios sobre o status dos processos da entidade em tempo real;
– Permita a organização e controle dos seus cadastros;
– Facilite aos usuários finais (servidores, entidades e cidadãos) acesso ao sistema para realização de consultas e verificação de históricos;
– Cumpra com as metas do acordo de resultados do Governo;
– Estabeleça a transparência das ações da entidade junto ao Governo e junto a população.

Tecnologia

Confira as tecnologias utilizadas:

Linguagem: PHP 5
Framework de Desenvolvimento: Symfony
ORM: Propel
Banco de dados: PostgreSQL
Frameworks Visuais: Prototype

O Produto Final

O esforço resultou no Sistema SIRF – Sistema de Regularização Fundiária, que após desenvolvido foi implantado na intranet da SEARA – Secretaria de Estado para Assuntos de Reforma Agrária.

Com a utilização do SIRF os gestores tem acesso a relatórios para identificar em tempo real o fluxo de trabalho da instituição, bem como gerenciar a alocação de recursos identificando os gargalos operacionais e o status de todos os processos de posse cadastrados.